segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto: CORES QUE TOMAM FORMAS



CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VERA LINA BARBOSA CEOLIN




















CORES QUE TOMAM FORMAS
















RIO BRILHANTE-MS
 2012















 

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VERA LINA BARBOSA CEOLIN

 Claudia Seehagen









Projeto: CORES QUE TOMAM FORMAS

     
     

                                                                                          



Projeto desenvolvido no Centro de Educação Infantil Vera Lina Barbosa Ceolin, pela coordenação pedagógica  com as professoras e auxiliares dos PRÉ IA e  PRÉ IB .













 


RIO BRILHANTE-MS  
2012


 









 

 SUMÁRIO



01                     JUSTIFICATIVA.....................................................................4


02                     OBJETIVOS.............................................................................6


03                     METODOLOGIA.....................................................................7


04                     CRONOGRAMA DE ATIVIDADES......................................9


05                     AVALIAÇÃO.........................................................................11


06                     REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................12
           

  07        ANEXOS................................................................................13



















 

1-    JUSTIFICATIVA




            O projeto foi desenvolvido no CEI Vera Lina Barbosa Ceolin no qual visa em primeira estância o desenvolvimento de um modo amplo e coletivo para cada sala de aula tendo assim, a preocupação de rever todo o conteúdo aplicado  neste caso tratando do projeto executado sobre core e formas.
            O desenvolvimento do mesmo ocorreu de forma indisciplinar, abrangendo varias áreas do conhecimento o tema escolhido trouxe curiosidade e satisfação pelas crianças, pois já está presente em todas as situações de seu cotidiano. Sabemos que se faz necessário desenvolver e aprimorar cada vez mais o incentivo as desenvolvimento dos saberes à medida que a criança vai crescendo suas habilidades vão se aprimorando devendo sempre respeitar o tempo e o espaço de cada um. “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferente.”Paulo Freire
Assim sendo o coordenador tem como função nesta situação ser um mediador juntamente com o professor estendendo processo de ensino aprendizagem para esta criança no nível de Pré dando suporte para que aconteça um desenvolvimento de maneira ampla e prazerosa sabendo que de modo com que acontece o crescimento a criança torna se um ser independente e atuante em seu meio.
            O coordenador tem a missão precisa de programar as ações que viabilizem a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos professores e alunos. Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes. Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professor e coordenador agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.   
            O papel do coodenador nesta situaçao tambem foi o de orientaçao as educadoras  a novas situações de trabalho dentro e fora da sala de aula onde as crianças puderam  movimenta se livrimente trazendo mais liberdade para a realização das atividades. Como o tema é amplo cores e formas tivemos muitas momentos diferentes como o manuseio de tintas seguido de banho de mangueira, circuitos pelo pátio do CEI entre outras. “A complexidade da fantasia criada depende das experiências já vividas. Por isso, é fundamental oferecer ambientes ricos em possibilidades”, afirma Zilma da USP.
            Desta forma o trabalho foi desenvolvido com o incentivo de propiciar novos conhecimentos e novas descobertas trazendo o interesse para somar as aptidoes de acordo com Queiroz e Martins, “é através do lúdico que a criança elabora o seu mundo de necessidades e constrangimentos e se desenvolve, criando e adaptando uma nova realidade a sua personalidade”.


































2.  OBJETIVO


2.1OBJETIVO GERAL

·         Orientar, auxiliando os educadores a propiciar um desenvolvimento significativo para cada faixa etária destro do desenvolvimento estabelecido pela propósta


2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Propiciar momentos prazerosos de interação e afetividade entre professora e as crianças.
  • Explorar e identificar elementos da natureza e interagir com o tema cores e formas para ampliar seu conhecimento do mundo.
  • Desenvolver a linguagem e a oralidade (falar e escutar);
  • Trabalhar a questão social, cultural, biológico e psicológico da criança;
  • Fazer com que a criança conheça os próprios limites
  • Explorar a resistência e flexibilidade;          
  • Desenvolver a autonomia
  • Aguçar a curiosidade,
  • Desenvolver noções de espaço e tempo, lateralidade, coordenação motora e socialização
  • Assimilar regras e limites;















3. METODOLOGIA


         Em primeira instância foram feitas sessões de estudos entre coordenação , professores e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil para o planejamento. Foram elaboradas as rotinas para a realização do projeto englobando todas as disciplinas com vários recursos. Dividimos as cores e as forma e o movimento assim trabalhadas. Cor azul com o círculo, amarelo com o quadrado e vermelho com o triângulo fazendo assim, colagem com papéis coloridos, rasgaduras de folhas de revistas, recorte e colagens com EVAs, colagens com barbantes entre  as brincadeiras dirigidas foram coelhinho sai da toca, bambole de cores, amarelinha, circuíto também entre outros.
            Como se trata de salas de Prés as crianças ja estão mais ageis a coordenação motora já vem sendo preparada  as atividades se desenvolveram com muita  facilidade assim intercalando o tempo com jogos e brincadeiras direcionadas aos temas tratados. No período vespertino com as Auxiliares de Eduacação Infantil também ocorreu tudo como previsto logo após o sono as crianças e começavam a ser preparadas para novas etápas de brincadeiras.
                        Brincar é uma necessidade do ser humano.
                                    No momento da brincadeira, a criança pode pensar livremente, ousar, imaginar, não tendo medo de errar. A escola precisa preparar a criança para o convívio em sociedade e o brincar é uma excelente ferramenta. Jogar é modo de aprender a se desenvolver, tornando essas crianças curiosas, criativas, inteligentes e felizes. Vigiar os espaços livres do brincar das crianças não basta, tem que participar ativamente de todas as atividades propostas.
                                    Deve-se levar em conta que a criança inserida no contexto escolar nem sempre terá aceitação por ela, a questão da adaptação, podendo gerar muitas angústias, insegurança e medos. Sendo assim o educador deverá proporcionar um ambiente familiar, através das brincadeiras, podendo auxiliar sua inclusão no grupo, possibilitando sua socialização.
                                    Pesquisas recentes mostram que quanto mais a criança brinca, se movimentam, mudanças físicas ocorrem em seu corpo, à criança literalmente cresce. Segundo o referencial, “ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.”
Através das brincadeiras e jogos é possível observar que as crianças interagem e muitos gestos chamam à atenção, os do rosto, quando estão gostando ou não da atividade proposta, as expressões faciais demonstram o que estão sentindo, pensando.
Quando trabalhamos com sons de diversos ritmos é possível observar variados gestos expressados pelas crianças, os braços, o sorriso, as pernas, os olhos, a boca, em alguns momentos imitam os animais, dançam movimentando todo o corpo com gestos que percebemos que é adquirido culturalmente e na sóciointeração, O balançar a cabeça, os ombros, rodar, bater palmas, pular. Também alguns gestos como abraçar, beijar no rosto, sorrir ocorre com freqüência quando a criança deseja demonstrar que gosta de um determinado colega, pessoa. Observar a linguagem gestual dos alunos é fundamental para conhecê-los melhor e trabalhar de forma significativa nesse processo de interação ao qual nós educadores somos mediadores.















 
4- CRONOGRAMAS DE ATIVIDADE






                   PRÉ I B

DATA
DISCIPLINA
AÇÕES
02/08/12
Matemática
Carimbo da mão contagem dos dedos(quadrado, cor amarela)
06/08/2012
Movimento
círcuito
07/08/2012
Artes visuais
Conversa informal  pintura com tinta guache
09/08/2012
Matemática
Alinhavo triângulo
13/08/2012
Matemática
Quantidade grande e pequena
15/08/2012
Linguagem oral e escrita
Pintura e colagem
Música: Era uma casa
17/08/2012
Natureza e sociedade
Rasgadura  e colagem
21/08/2012
Matematica e artes visuais
Pintura e colagem
25/08/2012
Movimento
Brincadeiras dirigidas
29/08/2012
Movimento linguagem oral e escrira
Recorte em EVA pintura e colagem
03/09/2012
Linguagem oral escrita e matemática
Desenho livre sobre a forma geometrica círculo
06/09/2012
Artes visuais
Cores desenho livre
10/09/2012
matemática
Alinhavo cículo
12/09/2012
Linguagem oral escrita
Historia da sementinha





 


PRÉ I A
03/08/2012
Matemática
Colagem círculo
06/08/2012
Artes visuais e linguagem oral escrita
Colagem de um porco com as formas geométrica
10/08/2012
Matemática
Quadrado amarelo
17/08/2012
Natureza e sociedade
Colagem do peixe triângulo
24/08/2012
Linguagem oral e escrita
História O cavalo pitoco
27/08/2012
Artes visuais
Desenho livre na cor amarela
29/08/2012
Matemática
Colagem da forma geométrica círculo
03/09/2012
Natureza e sociedade
Cículo (frio, quente)
05/09/2012
Arts visuais
Desenho livre
10/09/2012
Matemática
Triângulo vermelho
12/09/2012
Artes visuais
Triângulo alinhavo
14/09/2012
Movimento
Brincadeira direcionadas as formas geométricas
17/09/2012
Matemática
Pintura na cor amarela quadrado
19/09/2012
Natureza e sociedade
Passeio em volta do CEI
24/09/2012
Artes visuais
Pintura com molde vazado
28/09/2012
Movimento
Brincadeiras livres no pátio



















5- AVALIAÇÃO



         O projeto foi avaliado de acordo com o desenvolvimento do trabalho feito pelas professoras Auxiliares de Educação Infantil observando as atividades realizadas e o desenvolvimento das mesmas tanto no individual quanto em grupo.























 


6- BIBLIOGRAFIA




REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Volume 2 – Formação Pessoal e Social. 

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para  Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. 2001.

ABRAMOVICH, Fany . O professor não duvida! Duvida? São Paulo: gente, 1998

LISBOA, Antonio Marcio Junqueira, O seu filho no dia a dia, dicas de um pediatra experiente V3, Brasília: linha gráfica, 1998

PROPOSTA PEDAGOGICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

MONTANARI, Eva, Sabe-se lá como é o crocodilo?  Editora Livros Horizonte, Lisboa, 2002, ISBN 972-24-11-79-9






















ANEXOS


 





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